Postagens recentes

#RESENHA| MISS BRONTË - UM ROMANCE - JULIET GAEL (LAFONTE LAROUSSE)

18 outubro 2013 5 comentários
O relato verdadeiro sobre a trajetória das irmãs Brontë. Nesta biografia escrita por Juliet Gael, são retratadas as dificuldades das irmãs, desde a falta de dinheiro, o problema com o irmão que, ao se apaixonar por uma mulher casada, passa a ter uma relação difícil com toda a família por conta do álcool e de sua falta de interesse pela vida e ainda a dura realidade das irmãs Brontë, mulheres adultas, ainda solteiras e que dependem fundamentalmente do pai, o reverendo Brontë.

Com os padrões machistas da época, as irmãs não trabalhavam e precisavam de dinheiro, decidiram então publicar os poemas escritos por elas. Com a publicação de Jane Eyre de Charlotte Brontë, romance que conquistou a todos e virou sensação em Londres, as irmãs mantiveram-se preservadas por meio de pseudônimos e puderam desfrutar dos benefícios trazidos pelo trabalho. O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë não foi bem recebido pela crítica, mas hoje é classificado como uma bela obra porém complexa devido a mente brilhante de Emmily, mal interpretada na época.

Sob o pseudônimo de Currer Bell, Charlotte teve a oportunidade de conhecer Londres, encantada com a cidade e por fazer parte daquele célebre meio literário, Charlotte ainda assim sentia um vazio profundo, que ao decorrer da história, com a morte do irmão Branwell Brontë e das irmãs Anne e Emilly Brontë só aumentou. 

O casamento concretizado entre Charlotte e Arthur Bells Nicholls, presbítero na igreja que seu pai administrava em Haworth, trouxe à tona a felicidade que estava imersa no peito de Charlotte, escondida em meio a mágoas e ao amor platônico que sentia por um antigo professor, Charlotte, agora uma nova mulher, continuou escrevendo seus romances administrando a vida de escritora com a de então mulher casada. 
Poucas coisas foram adicionadas pela autora para compor a história, o que a torna ainda mais especial pela veracidade dos fatos vividos pelas irmãs. As cartas trocadas entre Charlotte e Arthur levam o leitor a uma viagem romântica e emocionante. Prepare a caixinha de lenços para essa experiência maravilhosa pelo mundo das irmãs Brontë.

Autor: Juliet Gael
Editora: Larousse
Gênero: Biografia
Edição: Nº1/2011
Páginas: 400
Adicione ao SKOOB

5 comentários:

  1. Muito bonita sua resenha, cheia de emoção gostei! :)
    Gostei demais da sinopse do livro já de inicio e não sabia que era tão bom asim!

    beijos

    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Costumo chorar quando leio esse tipo de livro...

    Adorei o blog! Estou seguindo.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    *Ficarei feliz com uma visita sua ao meu blog!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia da existência desse livro. Agora quero já!!!!!

    Vim conhecer o seu blog. Estou seguindo. :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei o blog. Seguindo, claro!
    Beijos,
    Isabelle
    http://www.verbosdiversos.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu já conhecia um pouco da história das irmãs Bronte. Era difícil a vida naquela época. Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes são dois livros incríveis. Me muito interessei por essa biografia!
    Beijo!
    http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!