Postagens recentes

News| Projeto 'Arca das Letras' leva livros a comunidades rurais

19 junho 2013 Comentar
Do G1, no Acré.

Crédito: Felipe Maurício no Trote da Cidadania

Projeto lançado em 2003 atende famílias que moram na zona rural. No estado, projeto começou a ser executado em 2006.

Para facilitar o acesso aos livros para mais de oito mil famílias da zona rural, um mutirão de entrega de 80 novas bibliotecas do programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, é realizado nas comunidades de difícil acesso. O programa atende famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, indígenas e populações ribeirinhas.

O projeto foi lançado em 2003 no país. No estado, começou a ser executado em 2006, em convênio com o governo. Hoje, é executado pela prefeitura, como explica Fátima Duque, coordenadora do programa. "Primeiro foi feito um levantamento das comunidades e a gente entrou com o programa em si. A prefeitura entrou com a parte do móvel, que a gente chama Arca, e nós entramos com o programa e o acervo", diz.
saiba mais

Auxiliar de limpeza constrói miniatura de biblioteca usando material escolar

Cerca de 55 arcas já foram entregues. A meta é entregar 80. Os livros tratam de temas diversos. "São livros didáticos. Alguns são novos, outros são usados. "Mas a gente seleciona e esses livros são muito bem usados nas comunidades", conta.
Para cuidar das bibliotecas, da circulação dos livros e realizar atividades de incentivo à leitura, pessoas da própria comunidade são capacitadas. Para a coordenadora, levar educação e cultura às comunidades isoladas é gratificante. Mesmo com a grande distância e o difícil acesso, não há desmotivação.

"Quanto mais difícil, mais a gente se apaixona. O pessoal que eu começo a 'puxar' assim para me ajudar, eles querem abandonar os outros programas para seguir comigo fazendo a Arca das Letras", afirma.

Colaborou Evely Dias, da TV Acre.

Escrivaninha Literária nas Redes Sociais: Facebook| Twitter| Instagram|Skoob|

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!