Postagens recentes

O escritor e cartunista Ziraldo participará da 1ª Feira Literária de Rondônia

01 novembro 2012 Comentar
O escritor e cartunista Ziraldo. Foto reprodução. 

Matéria publicada no portal do DECOM

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove entre os dias 7 e 11 de novembro a 1ª Feira Literária de Rondônia (Fliro). O evento trará a Porto Velho escritores brasileiros e estrangeiros, além de valorizar os nomes locais. Dentre as atrações já confirmadas estão o poeta Thiago de Mello e o cartunista Ziraldo. Este último, inclusive, desenhou o símbolo da feira, a ser lançado em alguns dias durante entrevista coletiva à imprensa.

"O único estado brasileiro que eu não conheço ainda é Rondônia. Participar da feira será uma honra para mim. Aliás, já li sobre o governador Confúcio Moura e sei que ele é um humanista, que gosta de literatura e que escreve. Rondônia está de parabéns", acentuou Ziraldo.

Serão cinco dias com muitas atividades e a presença de autores renomados e eventos culturais que envolverão música, teatro, artes plásticas e outras manifestações. Além dos convidados, o evento contará com a tenda “Café com o autor”, destinado aos escritores rondonienses. “Queremos firmar parceria com as seis academias de letras do Estado, além dos autores independentes. No mesmo espaço serão lançados livros, inclusive um de poesia compostas por alunos da rede estadual”, destaca o secretário de Educação, Júlio Olivar.

O governador Confúcio Moura está entusiasmado com o projeto. "Eu quero os professores, alunos e o povo rondoniense lendo. Comprando livros. As crianças lendo histórias. O caminho é este. E vamos promover o Estado de Rondônia com um projeto novo. E trazer pra cá grandes escritores, editoras e tudo mais. Oferecer por lei o cheque-livro para professores, de forma que eles possam comprar livros com este dinheiro, concedido pelo Estado. É necessário mudar o foco da trivialidade e arrancar mundo afora nas asas do conhecimento. Porque o conhecimento voa", afirma o governador Confúcio.

O tema da Fliro 2012 será a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O evento será realizado na praça do complexo ferroviário, com estandes de livros, tendas com atrações diversas e palcos onde haverá shows com artistas nacionais e locais. Estão sendo contatados cantores e músicos cujas obras têm ligação com o universo da literatura.

Todos os dias serão oferecidos workshops, oficinas e mesas-redondas para professores da rede. A Seduc disponibilizará 100 inscrições para cada uma das 13 coordenadorias regionais de educação e concederá 1.300 cheques-livros para que os inscritos possam adquirir obras a preço subsidiado pelas editoras que estiverem presentes na feira.

Durante a Fliro, a Seduc realizará a entrega da medalha Mérito da Educação de Rondônia a dez personalidades, a exemplo do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, e da bibliotecária porto-velhense Glória Valadares, além de entregar à população o monumento “Esperança”, em homenagem a Thiago de Mello. Outra atividade importante durante o evento será a elaboração do PELL (Plano Estadual do Livro e Leitura).

UNIÃO – Paralelo à Fliro, estará ocorrendo no mesmo período em Porto Velho a décima edição do FestCine Amazônia, no teatro Banzeiros. Parte da programação do evento será incorporada à feira literária e vice-versa, conforme foi decidido em reunião na manhã desta quinta-feira, 19, entre o secretário Júlio Olivar e o curador do FestCine, Jurandir Costa.

Toda a programação será anunciada em entrevista coletiva a ser confirmada pela Seduc.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!