Postagens recentes

Perfil do Autor: Cleonice Berardinelli

10 julho 2012 Comentar

Cleonice Seroa da Mota Berardinelli

Sexta Ocupante da cadeira nº 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleita em 16 de dezembro de 2009, sucessora de Antônio Olinto, foi recebida em 5 de abril de 2010 pelo Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco (Afonso Filho).

Nascida no Rio de Janeiro em 28 de agosto de 1916, filha Emídio Serôa da Motta e Rosina Coutinho Serôa da Motta. Seu pai era oficial do Exército, por esse motivo devido as varias transferências residiu em várias cidades do Brasil mais em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo. No Rio fez, no Instituto Nacional de Música, todos os cursos teóricos, nos quais se diplomou sob a orientação do Maestro Oscar Lorenzo Fernandez, que também era seu professor de piano, cujo curso interrompeu por ter que mudar-se para S. Paulo. Nesta capital terminou o curso secundário e fez, na USP, o curso de Letras Neolatinas, onde teve como professor de Literatura Portuguesa o eminente mestre Fidelino de Figueiredo, que, ao fim do ano, a convidou para ser sua assistente, o que realizaria os mais altos sonhos da recém-licenciada, não fosse uma nova transferência de seu pai, desta vez para o Rio, onde ela vem a conhecer o então Professor da mesma disciplina na Universidade do Brasil,  Thiers Martins Moreira, que lhe faz o mesmo convite, definindo, então, o caminho que seria e continua a ser o seu.

Formação e experiência profissional
Licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1938). Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1959). Livre-docente de Literatura Portuguesa por concurso pela Faculdade Nacional de Filosofia (1959), defendendo a Tese: Poesia e poética de Fernando Pessoa, a primeira tese sobre o autor feita no Brasil.
Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1944), feita Emérita em 1987. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio – 1963), feita Emérita em 2006. Professora da Universidade Católica de Petrópolis (1961). Professora de Língua e Literatura Portuguesa do Instituto Rio Branco – Curso de Preparação à Carreira Diplomática (1961-1963). Professora convidada pelas Universidades da Califórnia, campus Sta. Barbara (1985) e de Lisboa (1987 e 1989).

Algumas obras
Estudos camonianos. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, ed. revista e ampliada, 2000 (edição original: Rio de Janeiro, MEC - Departamento de Assuntos Culturais, 1973, com prefácio de Maximiano de Carvalho e Silva).
Lançado em 1972, durante as comemorações do Quarto Centenário de "Os Lusíadas", o livro é considerado fundamental para quem quer que se interesse pela obra do escritor e soldado Luís Vaz de Camões. Traz uma coleção de 16 ensaios sobre o tema.
Obras em prosa: Fernando Pessoa. Organização, introdução e notas de Cleonice Berardinelli. Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1986.
A passagem das horas de Álvaro de Campos. Edição crítica de Cleonice Berardinelli. Nota prévia de Ivo Castro. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.
Poemas de Álvaro de Campos. Edição crítica de Cleonice Berardinelli. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1990.
Fernando Pessoa: outra vez te revejo... Rio de Janeiro, Lacerda, 2004.
Fonte: Academia Brasileira de Letras e Wikipédia Brasil. 

             Wikipédia  
Foto: Reprodução. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!