Postagens recentes

Fala Blogueiro #1 Bruno Miranda - Minha Estante

10 julho 2012 2 comentários
Olá queridos leitores, essa é a estréia da coluna "Fala Blogueiro". A coluna é semanal e, trará entrevistas com os blogueiros do universo literário, dando sua opinião sobre vários assuntos do mundo literário. Espero que gostem. E, para estrear, o primeiro blogueiro entrevistado foi o Bruno Miranda do blog Minha Estante


E.L  – Como, e quando o blog começou?



BRUNO - O blog começou lá em setembro de 2010, na época tinha um conteúdo mais pessoal, o que foi mudando com o tempo. Eu decidi criar o blog porque sempre tive blogs (que nunca deram certo por sinal) e como na época foi quando eu descobri esse obsessão por livros, eu comecei a escrever bastante sobre o tema, conhecer outros blogs...


E.L - O que um blog literário tem que ter para ter destaque no meio dos blogs literários.

BRUNO - A primeira coisa é buscar mostrar livros diferentes, porque muitas vezes um livro aparece em vááários blogs ao mesmo tempo e quem acessa esses blogs provavelmente deve enjoar. E outra coisa é fazer tudo da forma mais diferente possível, ter novas ideias... não que isso seja fácil, rs.

E.L – Resenhar livros é um trabalho fácil ou é preciso muito tempo e dedicação?

BRUNO - Olha, depende. Tem hora que baixa o Chico Xavier que é só fechar o olho e sair digitando. Mas dependendo do livro também. Quando ele é mais complexo, a gente acaba esquecendo de muita coisa e é bom sempre ter uma colinha de personagens e pensamentos que surgiram durante a leitura pra facilitar. Eu geralmente gasto umas duas horas pra escrever uma resenha.

E.L – Você acha importante o trabalho dos blogueiros literários?



BRUNO - Muito! Imagine que uma pessoa qualquer, que leu um livro, gostou, e vai procurar mais sobre ele no Google, acaba caindo num blog literário... Ela vai descobrir uma infinidade de outros livros e muito provavelmente se tornar uma pessoa viciada. Os blogs são fábricas de monstrinhos leitores.


E.L – O que é mais importante na hora de resenhar um livro: repassar para os leitores o tema principal do livro ou dar sua opinião sobre o mesmo?

BRUNO - A opinião, claro! Falar sobre a história na resenha não é dispensável, mas com certeza dar a opinião é muito mais importante para a finalidade da resenha, que é avaliar o conteúdo do livro.

E.L – Qual a maior dificuldade encontrada pelos blogueiros literários?

BRUNO - Acima de qualquer outro nicho de blog, os blogs literários dão mais trabalho do que o normal (afinal temos que ler e produzir uma resenha de forma crítica, além de administrar o blog, etc. e etc.) e pra isso precisa de tempo. E também tem o fato de que mesmo que o blog seja muito popular ele não vai chegar nem perto do número público de um blog de humor, por exemplo. Isso porque o tema infelizmente ainda não é de interesse geral.

E.L – Se você fosse um livro, qual seria?  E por quê?

BRUNO - Eu gostaria de viver em algum livro policial do Harlan Coben, desde que eu não venha a morrer. Mas acho que eu seria o do Harry Potter, porque eu sou tão esperto quando a Hermione, corajoso como o Harry e... humilde como o Malfoy. haha

E.L - Qual o melhor livro que você já leu? Como foi a leitura?

BRUNO - Eu nunca vou ter um "melhor", mas um livro que eu li há um bom tempo e que ficou marcado foi "As cinco pessoas que você encontra no céu", que eu quero muito ler de novo. É um daqueles que faz você pensar na vida.

E.L – Qual a melhor capa de livro que você já viu?

BRUNO - Foi uma de um livro que eu comprei recentemente, é "A Zona Azul" do Andrew Gross. Ela tem uma sobrecapa que é "rasgada" na ponta, e tem toda uma textura... É muito bonita!

E.L – Responda sem pensar muito:

- Primeiro livro que leu?
Não foi o primeiro, mas foi o que me fez me apaixonar pelos livros: Marley & Eu.

- Melhor livro que já leu?
"As cinco pessoas que você encontra no céu"

- Se fosse um autor, quem seria? E por quê?
Seria o Nicholas Sparks. Porque seria rico.

- Se fosse um personagem, quem seria?
O Harry Potter, retirando a parte dos pais dele e do Voldemort.

- Se fosse uma série, qual seria?
De TV? Dexter! Não que eu queira sair por aí matando todo mundo...

- Se fosse uma música, qual seria e por quê?
It's My Life, do Bon Jovi. É tão inspiradora! :D

- Quando crescer como blogueiro, quem quer ser?
Eu quero continuar crescendo sempre, acho que se nos espelharmos muito em alguém a gente acaba meio que se limitando.

- Se tivesse a chance de mudar alguma coisa nos livros o que seria?
O preço! haha E que sejam lançados mais hardcover no Brasil!

- Que blog literário te dar orgulho de ser blogueiro?
Gosto muito do Viagem Literária (http://www.viagemliteraria.com.br/). A Nanda lê com uma velocidade incrível e as resenhas são todas muito bem feitas!

- Uma dica para os amigos blogueiros.
A gente aprende e melhorar a cada dia, e sempre vale à pena darmos o nosso melhor! :D

Muito Obrigado pela entrevista, Bruno. 







2 comentários:

  1. \o/
    Ótima entrevista e adorei as respostas, Bruno!
    Principalmente a que você responde que porque que é tão esperto quando a Hermione, corajoso como o Harry e... humilde como o Malfoy.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito das respostas do Bruno, ele é muito bom humorado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!