Postagens recentes

Fala Blogueiro #3 Alexandre - Bookaholic Boy

31 julho 2012 Comentar

Olá queridos leitores do Escrivaninha, como estão vocês? Bem, o convidado dessa semana da coluna "Fala Blogueiro" é o Alexandre (@alexandrenunsdo Bookaholic Boy. A entrevista com ele ficou muito boa, espero que vocês gostem! E, se você é blogueiro literário e também quer dar sua opinião, Fala Blogueiro, mande um e-mail para leonardo@escrivaninhaliteraria.com. 



E.L – Como, e quando o blog começou?

Alexandre - A idéia surgiu em Janeiro de 2011, pois eu queria mostrar minha opinião sobre esse mundo do entretenimento. Foi então que criei o canal no youtube, onde eu falava sobre alguns livros e mostrava os que eu já possuía, tipo um “Bookshelf tour”. Só que meu intuito era criar o blog e foi quando eu consegui colocar tudo em prática. O blog “nasceu” no dia 5 de outubro de 2011. (:

E.L - O que um blog tem que ter para ser destaque no meio dos blogs literários.

Alexandre - Acho que ele tem que abordar um pouco sobre cada tema. Ou apenas focar em um tipo de literatura. O blogueiro tem que interagir com seu leitor e proporcionar a ele sempre novidades. Colunas inéditas, falar sobre lançamentos, falar sobre assuntos “em alta” e outras coisas, mas como eu disse acho que os blogueiros que mais se destacam são aqueles que conversam com seu leitor, que interagem. Afinal, essa é a idéia de blog, você expressar sua opinião e discutir outras opiniões.

E.L – Resenhar livros é um trabalho fácil ou precisa de muito tempo e dedicação?

Alexandre - Fácil não é. Precisa sim de dedicação. Você tem que ter zelo na hora de escrever sua resenha, apontar os pontos positivos e negativos do livro. Muito tempo não, pois eu por exemplo assim que acabou o livro escrevo a resenha e ainda tenho a ajuda de post-it (Durante a leitura escrevo algumas opiniões que me ajudam a escrever a resenha) e marcadores que uso durante a leitura.

E.L – Você acha importante o trabalho dos blogueiros literários?

Alexandre - Acho importante na parte da divulgação do livro.

E.L – O que é mais importante na hora de resenhar um livro: repassar para os leitores o tema principal do livro ou dar sua opinião sobre o mesmo?

Na minha opinião é mais importante a sua opinião sobre o livro e uma critica fora de sua opinião. Exemplo: “Não gostei nada do livro, mas porque eu não gostei? É um tema que eu não gosto? Então pessoas que gostem desse tema sem dúvidas vão amar esse livro” e outros detalhes que você não pode excluir só porque não gostou do livro, ou porque você amou demais o livro. Acho muito importante não surtar durante a resenha hahaha tipo: AAAAAAAH EU AMEI, AMEI, AMEI! Mentira, pode surtar um pouquinho! Só que com mais discrição hahaha

E.L – Qual a maior dificuldade encontrada pelos blogueiros literários?

Alexandre - Acho que o blogueiro literário não possui nenhuma “dificuldade”. Considero esse “trabalho” como um hobbie. Não há motivo nenhum para ter estresse, porque o motivo o qual eu fiz um blog é para compartilhar minha opinião sobre determinado assunto. Eu cuido dele com amor, dedicação e carinho. Aqui é o lugar aonde eu posso me aliviar de um dia cansativo, sentar e conversar sobre algo que eu amo. Não estou aqui para ser reconhecido, nem para receber livro de autores e editoras. São coisas maravilhosas? Sim, mas não é esse o objetivo de ter um blog. E é claro que você pode aproveitar essas bênçãos, mas não deixe nada subir a cabeça, viu?  
A dificuldade pode surgir quando você passa por certos problemas que te fazem deixar o blog de lado por alguns instantes, para consegui organizar sua vida. Fora isso outras dificuldades com paciência e aos poucos você consegue resolver.

E.L – Se você fosse um livro, qual seria?  E por quê?

Alexandre - Se eu fosse um livro seria “As Crônicas de Nárnia”. Porque é um livro mágico, sensacional que me leva para um mundo desconhecido onde tudo pode acontecer.

E.L - Qual o melhor livro que você já leu? Como foi a leitura?

Alexandre - O melhor livro que eu li foi “As Crônicas de Nárnia” haha

A leitura é divina, simplesmente flui e você percebe que não está sentado no sofá lendo, mas você se vê vivendo cada aventura.


E.L – Qual a melhor capa de livro que você já viu?

Alexandre - Nossa, que pergunta difícil. Não sei se essa é a capa mais linda que eu já vi, mas é muito linda e a amo demais: “Equinócio – Lu Piras”

E.L – Responda sem pensar muito:

- Primeiro livro que leu?

“Crepúsculo – Stephenie Meyer”

- Melhor livro que já leu?

“As Crônicas de Gelo e Fogo – George R. R. Martin” Para mudar um pouco e não citar Nárnia haha

- Se fosse um autor, quem seria? E por quê?

C.S. Lewis, porque ele simplesmente é genial *-* (Momento tiete)

- Se fosse uma série, qual seria?

Seria “Harry Potter”, porque quem nunca quis ir para Hogwarts? *-*

- Se fosse um personagem, quem seria?

Seria o Dan Humphrey, sim eu amo Gossip Girl haha

- Se fosse uma música, qual seria e por quê?

Seria “Jesus Take the Wheel – Carrie Underwood”, pois ela fala de como sem Jesus é impossível prosseguir sozinho, sem fé e confiança e fala sobre segunda chance.
Jesus tome a direção. Tire de minhas mãos, porque não posso fazer isso sozinho. Estou me entregando, então me dê outra chance de me salvar dessa estrada em que estou. Jesus tome a direção.

- Quando crescer como blogueiro, quem quer ser?

Eu admiro muito a Gleice do “Murmúrios Pessoais”. Não só pela sua escrita e critica, mas também pela sua pessoa, seu jeito de ser e viver.

- Se tivesse a chance de mudar alguma coisa nos livros o que seria?

Para ser bem sincero eu amaria pegar alguns livros para reescrever. Livros que a história é sensacional, mas que a autora chegou e disse “aaaah, vamos escrever de qualquer jeito?”

- Que blog literário te dar orgulho de ser blogueiro?

Nossa, são tantos! Posso citar Minha Estante, Garota It, Murmúrios Pessoais, Mon Petit Poison, Drafts da Nica, e muitos outros!!

- Uma dica para os amigos blogueiros.

A única dica que eu dou é: Cuide do seu blog com muito amor e carinho, se dedique a ele e nunca se esqueça qual foi o objetivo de criar ele. Outras coisas são meras conseqüências, você tem todo o direito de aproveitá-las! Eu aproveito, mas não me esqueço disso (:


Obrigado Alexandre pela entrevista! =)


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!