Postagens recentes

PARABÉNS A TODOS OS BIBLIOTECÁRIOS DO BRASIL

12 março 2012 2 comentários

Hoje é comemorado o dia nacional dos Bibliotecários brasileiros. Uma profissão nobre e honrada, cuidar da informação, zelar pelos livros. PARABÉNS PARA VOCÊ BIBLIOTECÁRIO, o escrivaninha tem um imenso orgulho em comemorar essa tada.

Eles podem até não ganhar prêmios Nobel ou Jabuti, mas contribuem tanto quanto escritores para que boa literatura chegue às suas mãos. Comemora-se em 12 de março o Dia Nacional dos Bibliotecários. E em 2012, a celebração é dupla: faz 50 anos que a profissão foi reconhecida e regulamentada no país.

A data remete ao nascimento do poeta Manoel Bastos Tigre, uma referência histórica da nossa biblioteconomia. Esse pernambucano, que viveu entre 1882 e 1957, era um homem de múltiplos talentos. Foi engenheiro, poeta, teatrólogo, publicitário e humorista. Sua vocação, porém, fez que ele se tornasse o primeiro bibliotecário por concurso do Brasil. Durante uma viagem aos Estados Unidos nos primeiros anos do século XX, conheceu Melvil Dewey, o pai do sistema de classificação decimal. Tempos depois, decidiu abandonar a engenharia, se dedicar aos livros e passou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro Ao longo de quatro décadas de carreira, ainda trabalhou na Biblioteca Nacional e na Biblioteca Central da Universidade do Brasil.

Fonte: Blog Pra Ler  





2 comentários:

  1. Parabéns mesmo ao bibliotecários :D

    Beijos,
    Lariane - Leituras & Devaneios

    ResponderExcluir
  2. Eu já quis ser bibliotecária, mas de Hogwarts, pena que a Madame Pince não larga o cargo dela por nada nesse mundo. UAHUAUHAHAHU.

    Estou seguindo aqui, beijos.
    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!