Postagens recentes

NA POLTRONA COM O ESCRITOR #2 Mônica e Monique Sperandio

02 agosto 2011 2 comentários
NA POLTRONA COM O ESCRITOR entrevista as gêmeas escritoras curitibanas Mônica e Monique Sperandio. Elas estão lançando seu primeiro livro "Sete Vidas" que está na pré-venda, para comprar o livro "CLIQUE AQUI". Elas também são donas do blog literário "Gêmeas Things". Na entrevista elas irão nos contar um pouco da vida de escritor, suas influências, suas preferências e dar dicas para quem está começando na vida de escritor.


1) E.L - Olá meninas,  quando, e como, começou a paixão de vocês por literatura? Vocês tiveram alguma influência dos pais ou familiares?

Nick: Começou quando uma amiga nossa recomendou que começassemos a ler Fanfics. Daí não paramos mais. 

Mô: Nos apaixonamos por histórias na hora. Depois viciamos em livros *-*. Infelizmente não tivemos nenhuma influência dos pais. Nós é que influenciamos eles hahaha.  

2) E.L - Vocês estão prestes a lançar seu primeiro livro "Sete Vidas". Como é para vocês ver sua primeira obra sendo lançada?

Nick: É completamente empolgante. E dá um certo medo, porque - obviamente - a gente quer que os leitores gostem do livro. Estamos torcendo muito, esperando receber resenhas positivas e construtivas para sempre podermos estar melhorando como escritoras e como pessoas.

Mô: É o maior sonho que poderiamos esperar realizar. A aceitação de Sete Vidas só prova o quanto sonhos podem se realizar se batalharmos bastante e acreditarmos com todo o nosso coração e alma.  

3) E.L - Como surgiu a ideia de escrever "Sete vidas"? Vocês tiveram alguma inspiração, autor ou livro? 

Nick: Surgiu a partir de um sonho que nós tivemos. A gente não parava de sonhar com água, então decidimos que água estaria envolvida na história (daí o fato da personagem encontrar uma menina morta em um lago). 

Mô: O resto nós fomos montando conforme a história foi sendo escrita. Bom, eu sempre me inspirei na Meg Cabot. Então eu tentei trazer um pouco do humor que ela coloca nos livros para o Sete vidas. Espero que tenha dado certo! 

4) E.L - O livro foi escrito por vocês duas, mas, quem opina mais ou escreve mais, ou não existe isso, as duas participam igualmente?

Nick: As duas opinam bastante, acredito que é meio a meio. Sobre escrever mais: a Mô é bem preguiçosa, e eu escrevo mais. 

Mô: Culpada! É verdade, mas antes era bem pior. Agora estou escrevendo mais haha!! 

5) E.L - Vocês também são donas de um blog literário de muito sucesso o "Gêmeas Things". Como surgiu o blog na vida de vocês? 

Nick: O blog surgiu a partir de uma sugestão que a Fabi (editora da Underworld) nos deu, nos incentivando a criar o blog.

Mô: Foi a melhor coisa que nós fizemos. O blog abriu muitas portas para nós, nos deu muito conhecimento sobre o mundo literário e nos deixou mais próximos dos escritores. 

6) E.L - As duas possuem gostos literários iguais ou cada uma segue um rumo diferente?

Nick: Iguais, é bem dificil uma gostar de um livro e a outra não. 

Mô: Sim, nós seguimos os mesmos conceitos na hora de ler.  

7) E.L - O Brasil infelizmente não é um país totalmente alfabetizado, como vocês vêem essa questão? 

Nick: Como um grande problema, é claro. Nós, como escritoras, tentamos incentivar o máximo a leitura entre as pessoas. Mas fica difícil, difícil mesmo. Porque como introduziremos livros a uma população que praticamente não lê, comparado aos outros países? Mas acredito que o Brasil está no caminho certo, e em breve esse problema será solucionado. 

Mô: Nós meio que obrigamos os nossos amigos a lerem mais, e tem funcionado bem! Nós conseguimos viciar alguns e isso nos dá um sentimento muito bom! E acredito sim que o Brasil tem lido mais nos últimos anos devido as febres como Harry Potter e Crepúsculo.  

8) E.L - Na opinião de vocês, escrever é fácil ou requer certa técnica ou jeito?

Nick: Nada na vida é fácil. Imagine, então, escrever! Escrever é uma das coisas mais dificeis pra mim, não só porque a escrita precisa ser boa e original, mas porque a escrita precisa me satisfazer, e eu sou muito crítica em relação a isso. Não acredito que tenha uma técnica ou jeito certo. 

Mô: Cada escritor tem sua maneira de escrever, e é essa maneira que torna tudo tão diversificado.  


9) E.L - Quais seus autores ou livros preferidos?Nick: J.K. Rowling, Nicholas Sparks, Libba Bray, Meg Cabot, Suzanne Collins. Mô: Clarice Lispector, Amy Huntley e Lauren Barnholdt.  

10) E.L - Uma dica para as pessoas que assim como vocês querem se aventurar na vida de escritor. 

Nick: Sempre se empenhar para escrever o melhor possível, sempre ler e praticar muito. Nunca deixar os outros desmotivarem você e sempre acreditar na escrita com a alma e o coração.

Mô: Comecem escrevendo Fanfics. É a melhor escola para treinar os escritores principiantes. 



É isso ai, agora corram e reservem logo o seu exemplar de "Sete Vidas" autografado. "AQUI

2 comentários:

Deixe seu comentário, sua opinião é imprescindível para avaliar nosso trabalho.

Obrigado!